Rádio portuguesa decide cortar sotaque brasileiro

Após 17 anos no ar, a Rádio Cidade de Portugal deixou de falar português com sotaque brasileiro devido à indicação de estudos de mercado de que os portugueses cansaram da presença tupiniquim na locução.

A emissora mudou de nome para Cidade FM e agora o português do Brasil só vai aparecer em músicas. Depois de ter ficado durante anos entre as mais ouvidas em Portugal, a emissora caiu para o quinto lugar de audiência e os 4% de participação do mercado passou para 2,8%, segundo o último estudo realizado pela empresa de sondagens Marktest.

Como conseqüência, os seis brasileiros que trabalhavam na rádio foram demitidos. O mais antigo trabalhava na empresa há 11 anos. Em declarações à agência de notícias portuguesa Lusa, António Craveiro, administrador da empresa Media Capital, proprietária da rádio, afirmou que o sotaque brasileiro não se adequa mais ao perfil da rádio.

O deputado socialista Alberto Arons de Carvalho, especialista em comunicação, considera que a mudança é consequência da queda na audiência: "Creio que tem a ver com o fato de, através de estudos de audiência, terem constatado que o êxito que a estação alcançou já não existe e que a novidade do estilo brasileiro saiu de moda".

Os funcionários da rádio desconfiam do resultado dos estudos, com base em experiência dos últimos três anos. "Eu tinha um programa de madrugada, com músicas românticas, chamado Cidade by Night, que, há três anos, tinha 4,2% da audiência. As pesquisas indicaram que o Cidade by Night não tinha alcance, e eu comecei a passar músicas rápidas, mantendo o nome. Depois de algum tempo, a audiência começa a cair e eles mandam voltar a tocar música lenta. Aí minha audiência já tinha ido embora¿, conta Gilberto Filho.

Com sua experiência de 22 anos de rádio, Gilberto considera que o problema não é o sotaque brasileiro: "Eu acho muito difícil existir aversão ao sotaque brasileiro dentro da mídia. Porque se essa aversão existisse, a televisão não ia investir nas novelas."

Entre outros erros cometidos com base em pesquisas apontados pelos ex-funcionários estão a redução da lista de músicas para serem tocadas de mais de 80 para 40. A explicação dada era que os ouvintes ficavam sintonizados na rádio durante, em média, 3 horas, e as músicas eram repetidas várias vezes nesse período.

Procurada pela BBC, a administração da rádio não deu resposta. O administrador António Craveiro indicou outra pessoa para falar, que não retornou as ligações. Para o locutor português José Maria Lameiras, não há sentido acabar com a locução com sotaque brasileiro: "Existe uma comunidade brasileira muito grande em Portugal e eu acho que não há por que fazer discriminação".

História

A Rádio Cidade é uma emissora histórica em Portugal. Surgiu como rádio pirata antes da legalização das rádios privadas no país. Mesmo depois de legalizada teve de enfrentar dificuldades: recebeu alvará de rádio local, com potência de apenas um kilowatt enquanto as concorrentes tinham até 50 vezes mais.

O modelo era a Rádio Cidade do Rio de Janeiro, ligada ao Jornal do Brasil, da década de 80. No início, até as vinhetas e os jingles vinham do Rio de Janeiro para a rádio. O sucesso da rádio fez com que o indicador de audiência fosse mudado.

Quando a Rádio Cidade ainda emitia apenas em Lisboa, por pressão da emissora católica Rádio Renascença, as audiências deixaram de ser medidas tendo como base a capital do país, passando apenas a ser publicada a audiência nacional das rádios.

Em 1999, a rádio foi adquirida da família do fundador pela empresa Media Capital, que também possui jornais, revistas, um canal de televisão e outras quatro rádios.

 BBC Brasil

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home