Estudo mostra que música aumenta gastos em jantar
 

A música clássica pode ser uma dádiva para os proprietários de restaurantes. Pesquisa da Universidade inglesa de Leicester divulgada hoje indica que as melodias de Mozart, Bach e Beethoven tocadas nos estabelecimentos gastronômicos faz que com que os clientes sintam-se mais afortunados e os encoraja a gastar.

Os pesquisadores descobriram que música clássica, freqüentemente associada a luxo, foi o recurso mais eficiente em encorajar as pessoas a gastarem seu dinheiro em jantares que custaram mais de U$ 40 por cabeça. Quando a música tocada era Britney Spears, os clientes gastavam menos de US$36,75 por pessoa. Sem música ambiente, o gasto ficava em torno de US$35.

"Quando você ouve um trecho musical, isto ativa vários tipos de conhecimentos" explicou Adrian North, um experiente acadêmico em psicologia que realizou experiências em um restaurante próximo à universidade por um período de três semanas.

"Se você ouve música clássica, isto traz todos os tipos de conotações de sofisticação, fartura e fortuna e faz com que você sinta um pouco luxuoso. Em um restaurante, a música pode ter o efeito de fazer vocês gastar um pouco mais de dinheiro", completou North.

James Davis, proprietário do restaurante Softley, onde a pesquisa foi executada, afirmou: "Eu acho que esta descoberta irá afetar definitivamente o que nós tocaremos no futuro".

 

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