Saco de dormir inflável pode salvar vida após um ataque cardíaco

Daphne Chung
New Scientist


Um dispositivo semelhante a um saco de dormir inflável poderá representar a diferença entre a vida e a morte após um ataque cardíaco. Chamado de "shock sheet" (manta de choque) ele funciona forçando o sangue para fora das pernas, o que aumenta o fluxo de sangue para o coração e o cérebro.

Se o coração sofre uma parada cardíaca, o dano cerebral pode começar após poucos minutos. Quando médicos chegam até o paciente, eles usam desfibriladores para reativar o coração por meio de choques. Se isto falha, eles tentam ressuscitação cardiopulmonar (RCP), que envolve o bombeamento manual do coração do paciente e o enchimento dos pulmões. Mas a RCP fornece apenas 10% a 15% do fluxo normal de sangue ao cérebro.

A "shock sheet" foi projetada para ser enrolada em volta do paciente e inflada para aumentar a pressão sangüínea da parte superior do corpo em 30 segundos. E ela pode ser colocada enquanto a RCP normal está sendo realizada.

"Este dispositivo faz com que você ganhe tempo", diz seu inventor, Mark Wilson, um anestesista do East Surrey Hospital, em Redhill, Grã-Bretanha. "É uma forma simples e barata de salvar vidas."

Até o momento Wilson só mostrou que a shock sheet aumenta a pressão sangüínea de voluntários saudáveis. O dispositivo terá que passar por testes clínicos antes que possa ser usado rotineiramente em ambulâncias e hospitais.

Doença cardíaca é a principal causa de morte nos países ocidentais, e um quarto das pessoas que sofrem um ataque cardíaco morrem antes de chegarem ao hospital. Os especialistas acreditam que a shock sheet poderá ajudar a salvar algumas delas. Manter o sangue fluindo para o cérebro é mais importante do que para os membros, diz Desmond Sheridan, um cardiologista do St Mary's Hospital, em Londres. O dispositivo deverá ajudar a desviar o sangue dos membros inferiores.

Wilson acredita que a shock sheet também poderá ajudar os médicos a tratarem de outros quadros que causam queda da pressão sangüínea, como choque séptico (infecção bacteriana sistêmica) e choque anafilático, que é causado por fortes reações alérgicas.



George El Khouri Andolfato

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home