Philips dobra a capacidade dos DVD

SÃO PAULO - A Philips vai apresentar na CEATEC 2003, feira de tecnologia que começa hoje (7) no Japão, um DVD com dupla camada de dados. A tecnologia praticamente dobra a capacidade atual dos DVDs, que é de 4,7 GB.

Com a dupla camada, os DVDs conseguem armazenar 8,5 GB e continuam compatíveis com aparelhos e drives de DVD existentes hoje em dia. A tecnologia - que inclui duas camadas orgânicas de gravação com uma camada de separação no meio - foi desenvolvida em parceria com a Mitsubishi Kagaku Media (MKM)/Verbatim e funciona com os padrões DVD+R e DVD+RW.

Segundo o site DVD-Recordable.org, com a nova capacidade os usuários poderão gravar até quatro horas de vídeo com qualidade de DVD ou até 16 horas com qualidade VHS. Mais: não precisa virar o disco, como acontecia com as mídias de videolaser.

No novo DVD, o calor do feixe laser modifica as estruturas física e química das camadas de gravação, tornando suas propriedades ópticas diferentes das demais camadas não modificadas da mídia, o que causa variações de refletividade enquanto o disco é lido.

O presidente da divisão de pesquisas da Philips disse ao DVD-Recordable.org que o ponto fundamental do desenvolvimento, iniciado há dois anos, foi manter a compatibilidade da nova mídia com a base mundial instalada de equipamentos de DVD. Esta compatibilidade foi obtida, disse, com a aplicação de uma fina camada de material refletor (liga de prata) em cima de cada camada de gravação, sendo que metal do refletor da camada de baixo é semitransparente.

A Philips anunciou que a nova mídia de DVD começa a ser vendida "durante o ano de 2004".

Renata Mesquita, do Plantão INFO

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home