Saddam pode estar escondido sob os olhos dos EUA

Por Brian Williams

TIKRIT, Iraque (Reuters) - Procuram-no aqui. Procuram-no acolá. Procuram-no em toda parte. Mas seis meses depois da invasão norte-americana em Bagdá, Saddam Hussein continua foragido e, para a maioria dos especialistas, está em algum lugar do Iraque.

"Até descobrirmos outra coisa, quer dizer, até sabermos de forma conclusiva, vamos partir do princípio de que Saddam está provavelmente vivo e no Iraque", disse um funcionário do serviço de inteligência dos Estados Unidos, pedindo anonimato.

Os fatos apóiam essas palavras. Nesta semana, houve um corre-corre na base militar de Tikrit, a cidade natal de Saddam, por causa de rumores de que ele teria sido visto em um carro na região.

Às pressas, postos de controle foram montados ao longo da Rodovia Um, que liga Bagdá a Tikrit.

"Foi mais uma aparição de Elvis", suspirou um membro do contingente que está permanentemente de prontidão para apanhar o ex-ditador. "Elvis" é o apelido de Saddam entre as tropas norte-americanas, uma ironia com as várias supostas aparições do cantor Elvis Presley relatadas por seus fãs após a morte dele, em 1977.

As principais especulações são de que Saddam está disfarçado, mas circulando livremente por alguma grande cidade, como Bagdá ou Tikrit, ou então em um bunker preparado de antemão no deserto.

Também existem as teorias conspiratórias nas ruas, desprezadas pela maior parte dos analistas, segundo as quais ele fez um acordo secreto com Washington para se exilar ou então encontrou refúgio na Síria ou no Irã.

Mustafa Alani, especialista em Iraque no Royal United Services Institute, de Londres, acha que nem a Síria nem o Irã gostariam de correr o risco de receber Saddam.

Ele diz que a recompensa em dinheiro -- 25 milhões de dólares oferecidos pelo governo dos EUA e 1 milhão pelo ator Bruce Willis -- não está funcionando em parte porque muitos iraquianos acham que ela nunca será paga.

"As pessoas que dão abrigo a ele são leais. Podem ser só três ou quatro famílias se revezando", disse Alani, lembrando o estigma que recai sobre os que traem alguém por dinheiro.

Nas ruas de Bagdá, muita gente acha que Saddam está no chamado "triângulo sunita" ao norte da capital, provavelmente na região de Tikrit, sob proteção dos membros da sua tribo.

"Estou cem por cento certo de que ele está em Tikrit", disse o camelô Saad Shuwayl, 26. "O pessoal de lá o ama."

A maioria dos soldados dos EUA também acha que Saddam está escondido em algum lugar evidente. Segundo eles, ao contrário de Osama bin Laden, Saddam pode facilmente fazer mudanças na aparência para se misturar à multidão das grandes cidades.

Osama, afirmam eles, seria denunciado por sua elevada estatura, enquanto a Saddam bastaria raspar o bigode e colocar as túnicas típicas dos árabes para passar despercebido em um posto de controle.

Alguns agentes de inteligência acham significativo o fato de Bin Laden divulgar frequentes mensagens em vídeo, enquanto Saddam apresenta apenas gravações de som. "Isso nos sugere que ele modificou sua aparência", explicou uma fonte. "Mas novamente é só uma especulação."


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home