Programa captura e copia shows de TV

da Folha de S.Paulo

Depois da onda de baixar músicas e filmes da internet, a nova tendência entre os usuários é entrar na rede para copiar episódios de seriados e programas de TV.

Sites como o SuprNova.org (www.suprnova.org) estão fazendo pelos downloads de programas de TV o que o software Napster fez pela música digital.

Você pode encontrar episódios recentes de programas do horário nobre dos EUA ou a coleção completa do desenho animado "The Simpsons", por exemplo.

Esses downloads, que podem ter bases legais duvidosas, são populares fora dos EUA. Isso pode ser verdade especialmente na Europa, onde os aficionados às vezes têm de esperar anos para ver os episódios mais recentes de séries como "The West Wing" e "Six Feet Under".

Os seriados de TV estão disponíveis em redes de troca de arquivos on-line, como a FastTrack, mas seu download pode levar horas, ou mesmo dias, com tempos de espera mais longos para os programas mais populares.

Mas um programa de compartilhamento de arquivos chamado BitTorrent pode agilizar o processo. Quando você clica em um link, o BitTorrent, cuja versão mais recente foi lançada no dia 24, faz o download do programa de TV para seu computador em fragmentos.

Esses pedaços são simultaneamente transferidos para outros usuários que estão tentando fazer o download do mesmo seriado. Isso significa que quanto mais popular um arquivo for mais rápido será o download dele.

Mas, mesmo com uma conexão de banda larga, fazer o download de um episódio de uma hora leva pelo menos duas horas, ou mesmo dias, para alguns dos arquivos mais raros. Se você tiver uma conexão discada, esqueça. Consiga uma conexão de alta velocidade ou veja TV como antigamente.

De onde vêm esses arquivos de TV? Alguns provavelmente são copiados de DVDs. Outros vêm de usuários que gravam programas de televisão em seus PCs.

Como funciona

Faça o download do BitTorrent (bitconjurer.org/BitTorrent). Depois, ache um site com um link para o programa de TV que você quer. Algumas vezes, uma simples busca no Google (www.google.com) é suficiente.

Tente usar o nome da série desejada e "BitTorrent" como palavras-chave. Também há páginas (www.spesb.com/link2u) que consistem unicamente em links compatíveis com o BitTorrent.

Diferentemente de suas primas da área musical, as empresas de TV ainda não processaram internautas que fazem downloads. Mas os sites que hospedam down-loads de TV frequentemente são fechados devido a reclamações relativas a direitos autorais.

O BitTorrent não foi projetado para derrotar ações judiciais e ser um depósito de arquivos pirateados à prova de invasões. Seu criador, o programador Bram Cohen, disse: "Distribuir coisas que são claramente ilegais com o BitTorrent é uma idéia estúpida", já que os usuários não são anônimos.

Assim, os sites que oferecem downloads para o BitTorrent não tendem a durar muito tempo. Seja como for, sempre que um site é fechado, surge outro.

Algumas das páginas mais populares entre usuários do BitTorrent são a TV Torrents (www.tvtorrents.com/index.jsp), a Torrents.reviewed.homelinx.org (torrents.reviewed.homelinux.org) e a Download Paradise (temporariamente fora do ar).

Com Reuters


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home