EUA levam Internet à cidade natal de Saddam

O exército dos Estados Unidos inaugurou o primeiro provedor de Internet livre na cidade natal de Saddam Hussein, Tikrit, na tentativa de convencer os iraquianos céticos sobre os benefícios da ocupação norte-americana no país. "Este Internet café que estamos inaugurando dá ao povo de Tikrit total liberdade de acesso à Web pela primeira vez", disse o major Troy Rader, encarregado pelo projeto, à Reuters.

Residentes locais afirmaram que o acesso à Internet antes da derrubada de Saddam era restrito a sites aprovados pelo governo e monitorado de perto por serviços de segurança do Estado. Apesar de muitos iraquianos rejeitarem a presença norte-americana no país, muitos habitantes de Tikrit aprovaram de maneira entusiasmada o novo local de acesso à rede mundial. "Antes nós não tínhamos email gratuito, bate-papo, informação boa, nenhuma conexão com o mundo", disse o usuário do café Asim Abdullah. "Estávamos em uma grande prisão."

O governo ameaçava os internautas do café que tentassem violar o cerco das autoridades. "Eles observavam em Bagdá e ligavam para dizer computador número 11 está acessando um site ruim então era um grande risco. Uma vez, eles reduziram meu salário pela metade e me ameaçaram de prisão", disse Naji Dawood Khalid, que trabalha no café.

Khalid escondeu os computadores em sua casa durante a invasão do Iraque e a reabertura do local levou quase quatro meses e aconteceu só depois da instalação de uma antena de satélite, fornecida pelos Estados Unidos, que se conecta com uma empresa de comunicações de Dubai. A inauguração do café foi adiada várias vezes por causa de ataques de guerrilhas em Tikrit contra os Estados Unidos. Uma das incursões causou uma explosão próxima que destruiu janelas e danificou equipamentos.

Tikrit foi um dos centros de apoio à Saddam Hussein, derrubado há mais de quatro meses, e continua sendo um foco de resistência contra a ocupação norte-americana. Horas antes de os militares dos EUA terem inaugurado o cibercafé, em uma reunião com jornalistas estrangeiros, um morteiro foi disparado contra a base militar a poucos metros, mas não houve feridos. Porta-vozes dos militares norte-americanos afirmam que as tropas estão ajudando a montar uma série de Internet cafés em todo o Iraque.

 Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home