Spammer de 17 anos é punido nos EUA

Alexandre Mandl

A Federal Trade Commission (FTC) conseguiu punir hoje um adolescente de 17 anos por fraude eletrônica. O acusado de nome não revelado foi responsável pelo escândalo de emails da AOL do início deste ano. Com uma suposta mensagem da provedora, o jovem conseguiu roubar diversos números de cartões de crédito. A comissão de comércio americana conseguiu processar o spammer em US$ 3,5 mil, além da proibição de nunca mais enviar spams.

O acusado enviou spams para todos os clientes americanos da America Online. Na mensagem, a companhia supostamente pedia para que o usuário registrasse novamente as suas informações de cadastro. O spammer conseguiu com o golpe além do número do cartão, todas as informações financeiras da vítima e a senha da sua conta na AOL.

Com o fruto dos golpes, o jovem utilizou as senhas da AOL para enviar ainda mais spams. Diversas compras eletrônicas no valor total de US$ 8 mil foram feitas com os números de cartão de crédito. Pelo roubo e quebra de privacidade das vítimas, o jovem foi processado pela FTC por "atitudes desonestas" e "quebra de privacidade" com base no Ato Gramm-Leach-Bliley.

Segundo o FBI, esse tipo de crime é a nova moda da internet. "Emails falsificados que tentam enganar o consumidor a fornecer informações pessoais é a nova moda de scam", confirma Jana Monroe, diretora assistente da divisão de cibercrimes do órgão.

 Magnet

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home