Ataques a computadores cresceram no trimestre


O número de incidentes sérios de segurança digital, no segundo trimestre de 2003, cresceu 13,7% em relação aos três primeiros meses do ano. A informação consta do Relatório IRIS (Internet Risk Impact Summary, ou Resumo de Impacto de Risco na Internet) elaborado pela Internet Security Systems (ISS), uma das principais empresas de segurança da informação no mundo.

O relatório prevê um crescimento no risco de ataques a usuários que utilizam acesso em banda larga de escritórios montados em casa, a tecnologias sem fio, compartilhamento de arquivos e aplicações de mensagem instantâneas. A publicação trimestral afirma ainda que 24,5% dos ataques acontecem aos sábados e domingos.

Os pesquisadores da X-Force ― equipe de especialistas da ISS ― atribuem o crescimento dos incidentes registrados ao alto número de ameaças sobre vulnerabilidades conhecidas mas não corrigidas pelos departamentos de Tecnologia da Informação (TI) das empresas.

As amostras estatísticas do relatório são colhidas em quatro continentes e representam os principais setores da indústria, banco e seguros, telecomunicações, varejo, entretenimento, saúde, governos, transportes e aviação, e tecnologia de informação. Os setores mais atingidos por ataques nos últimos três meses foram: serviços (24,23% dos incidentes); serviços financeiros e de seguros (19,43%) e varejo (15,69%).

Os protocolos mais visados pelos atacantes foram: HTTP, SNMP, SMTP e FTP. Enquanto FTP e HTTP ainda estão entre os 10 principais alvos de ataques, os incidentes relacionados a estes protocolos diminuíram 46% e 96%, respectivamente, nos últimos seis trimestres. Isto se deve provavelmente às correções de códigos-base vulneráveis e melhores proteções nas portas FTP e HTTP em particular.

O relatório IRIS relativo ao segundo trimestre de 2003 está disponível para download gratuito em https://gtoc.iss.net. Para maiores informações sobre proteção e segurança, incluindo estratégias contra ameaças híbridas, a ISS fornece outros documentos aqui.

 InfoGuerra

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home