Aneurisma: hereditariedade é a principal causa

O que é?
O aneurisma é uma má formação das artérias que faz com que suas paredes fiquem fracas e, conseqüentemente, sejam rompidas com facilidade.
Ele pode aparecer em qualquer artéria do organismo. Os casos mais graves são quando aparecem nas artérias do cérebro, causando aneurisma cerebral.
Volta ao início

Como age

Com a parede das artérias mais frágeis e finas, o aneurisma cresce progressivamente como se fosse uma bexiga que estivesse sendo cheia. Esse dilatamento vascular pode ocasionar no rompimento dessa "bolha" que se forma, gerando perda de sangue e pode levar a morte.
Volta ao início

Diagnóstico e sintomas

Segundo o neurologista e professor da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, Rubens José Gagliardi, os sintomas da doença são muito parecidos com os do derrame. Os mais comuns são:
• Dores de cabeça agudas e fortes que aparecem de repente.
• Em alguns casos, perda de consciência e paralisia.

Para ter certeza do diagnóstico do aneurisma, é preciso fazer uma angiografia, espécie de cateterismo que delimita o estado das artérias.

Causas e prevenção

A principal causa do aneurisma cerebral é congênita, ou seja, hereditária. A doença também pode se desenvolver através de infecções, aterosclerose e trauma de crânio.

Por se tratar de uma doença predominantemente congênita, a prevenção é pobre, explica o neurologista Rubens José Gagliardi. Uma forma de se proteger, no entanto, é controlar a pressão arterial, não fumar e não beber em excesso.

Em caso de dúvidas ou qualquer suspeita, procure um neurologista.

Formas de tratamento

O tratamento do aneurisma cerebral pode ser feito duas maneiras:
Tratamento da hemorragia - é o tratamento clínico que age diretamente sobre os sintomas da doença. Com orientação médica, o doente deve tomar os devidos medicamentos, controlar a pressão e a respiração, geralmente em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).
Tratamento do aneurisma - é o tratamento cirúrgico que visa eliminar essa espécie de "bolha" que se forma na artéria.

Apesar de ser uma doença grave, o aneurisma não é necessariamente fatal. "Na maior parte das vezes, a vítima consegue se recuperar de um primeiro ataque de aneurisma", diz Rubens José Gagliardi.

Observação importante: Sob qualquer suspeita deve-se procurar o quanto antes um neurologista, e até o esclarecimento do caso, não fazer nenhum tipo de atividade física e controlar com rigor a pressão arterial.

Lívia Perozim/Especial para o Terra - Com informações do neurologista, professor da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e membro da Associação Brasileira de Neurologia (ABN), Rubens José Gagliardi.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home