Mulher de 116 anos diz que o segredo é o mocotó

Eva Rayo Potosme, que no domingo passado completou 116 anos, cercada por mais de 40 netos e bisnetos, afirmou hoje que ainda deseja muitos anos de vida, pois "quando mais se vive, mais se quer viver". Rayo Potosme, que quase não enxerga mais, mas se mantém lúcida, vive em uma humilde casa do município de Niquinohomo, 46 quilômetros ao sudeste de Manágua, onde fala constantemente com sua família e recebe visitas, que riem muito com suas curiosas anedotas.

"Mama Eva", como é chamada por seus familiares e vizinhos, disse hoje à imprensa que não pode provar sua longevidade porque sua certidão foi destruída em um incêndio no Registro Público, na guerra de 1979, que levou os sandinistas ao poder. Ela contou que o segredo de sua longevidade foi comer de tudo, sem fazer nenhuma dieta, "principalmente mocotó, mas com a situação econômica do país não importa o que me dêem, inclusive banana verde com sal, porque não há dinheiro mesmo".

Rayo Potosme disse que quando menina sua família a mandou para a escola, o que era muito difícil naqueles tempos. "Mas eu sempre fui rebelde e não gostei. Sempre preferi o trabalho e que não faltasse comida em casa". Ela disse ainda que também não gostava de festas, de dançar, nem de usar maquiagem.

"Mama Eva" se dedicou ao comércio com seu marido, Eusebio Canda, falecido há 38 anos, quando não existiam estradas e os 16 quilômetros entre Masaya e Granada, onde eles vendiam laranjas, levavam dois dias de viagem.

Ela lembra que conheceu o "general de homens livres", Augusto César Sandino, quando também era comerciante. "Mas ele teve um problema com um vizinho e o matou. Então foi embora do país e só soube dele quando voltou como general". "Pouco depois se soube que os ianques (americanos que intervieram na Nicarágua) mandaram matar o general, mas se ele (Sandino) tivesse vivido, as coisas na Nicarágua seriam diferentes".

Enquanto suas filhas Mercedes e Carmen cuidam de sua diabete e do coração, "Mama Eva" garante que não padece de nada e afirma que "embora passe necessidades, a vida é linda".

EFE  

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home