O sabor do pecado

Com dois mil anos de história, o chocolate foi o viagra asteca

Osmar Freitas Jr. – Nova York

Antes de encarar seu harém de 150 mulheres, Montezuma, o imperador asteca do século XVI, bebia uma mistura de pó de chili, mel, água, farinha de milho com cacau torrado e moído. Os cientistas dizem que não há comprovação empírica entre o priapismo e a semente do cacaueiro. Comprovado mesmo é que o chocolate contém feniletilamina, que, segundo Helen Fisher, antropóloga do Museu de História Natural, de Nova York, é a substância produzida pelo cérebro quando as pessoas se apaixonam. Em seu livro Anatomia do amor, ela compara a ação dessa matéria líquida a uma droga. Sua teoria não ganhou a chancela dos curadores da exposição Chocolate, que o museu nova-iorquino exibe até o dia 7 de setembro. Ali se conta a história da planta que há dois mil anos provoca a gula, a luxúria, a cobiça, a inveja e outros pecados humanos.

O cacaueiro original estava plantado na Amazônia, mas foram os maias, da América Central, que o domesticaram. Daí para o processo de torrar os grãos e misturar o pó em fórmulas líquidas foi um passo. A dádiva era reservada aos nobres e guerreiros. Só a guarda pessoal de Montezuma consumia 200 tonéis da bebida ao ano e o imperador mantinha estoques de 960 milhões de grãos do fruto. Isso porque cacau era dinheiro para os astecas. Um coelho custava dez grãos; um escravo valia 100; e uma prostituta, dependendo do programa, saia por sete ou dez.

Os espanhóis não gostaram do chocolate líquido a princípio. Dizem que foi o conquistador Hernán Cortés quem apresentou o cacau à Europa. Existem indicações de que um frei dominicano levou uma comissão de nobres astecas para visitar a Espanha em 1544 e introduziu o fruto da Theobroma cacao nos hábitos do continente. O chocolate viajou rápido e virou coqueluche. O mercado para o produto fez com que todas as terras perto do Equador fossem usadas neste plantil. Foi assim que o Brasil entrou na roda dos produtores. Os mesmos portugueses levaram o cacau para a Guiné em 1824, abrindo o cultivo naquele continente. Hoje, a África responde por dois terços da produção mundial de cacau. E o México, por 1,5%. Tudo isso, e mais 200 objetos, entre peças cerimoniais maias e astecas, latas e embrulhos de marcas famosas, está no museu nova-iorquino. Embora bem elaborada, a mostra deixa os 1.500 visitantes diários sem uma resposta definitiva sobre a influência do chocolate na libido. Sabem apenas que as mulheres dificilmente resistem a uma caixa de bombons.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home