"Criança Esperança" é isca para golpe na Internet

Quem aplica golpe pela Internet, em busca de senhas e/ou dados dos usuários, é antes de tudo um grande oportunista. Prova disso é a nova fraude que vem circulando na Web, intitulada Criança Esperança, a qual se aproveita da campanha promovida pela Rede Globo em parceria com o Unicef para atrair as presas.

O e-mail traz uma breve explicação sobre o projeto e convida o usuário a fazer doações mediante o preenchimento de um formulário, que pode ser baixado no link disponível na mensagem. Na verdade, o tal endereço é um arquivo executável, semelhante aos disseminados através de outras mensagens fraudulentas, e não deve em hipótese alguma ser acessado.

Como a grande maioria dos golpes virtuais, o texto do e-mail fraudulento do Criança Esperança possui alguns detalhes que ajudam o internauta a perceber que se trata de mais uma fraude: erros de português e observações do tipo "Atenção: Este comunicado ainda não estar publicado em nossa pagina principal da globo.com, só iremos publicá-la após selecionar todos os candidatos via Internet".

Confira a ficha sobre esse golpe:

Isca: campanha Criança Esperança

Promessa: oferece um formulário para cadastro de doadores para a campanha.

Golpe: o formulário, que supostamente pode ser acessado no link disponível na mensagem, é na verdade um arquivo maléfico.

Trecho da mensagem: "Promovida pela TV Globo em parceria com o Unicef - Fundo das Nações Unidas para a Infância -, a campanha já arrecadou R$ 122 milhões, em 18 anos, investidos integralmente no Brasil. O Show do Criança Esperança completou 18 anos de alegria. Sob o comando de Renato Aragão, a festa de solidariedade teve a sempre presente Xuxa e muitos outros convidados como Sandy & Junior, Caetano, Angélica e Maurício Mattar. Para doações basta fazer o download do formulário".

Características: como a grande maioria dos golpes virtuais, o texto do e-mail fraudulento do Criança Esperança possui erros de português e observações do tipo "Atenção: Este comunicado ainda não estar publicado em nossa pagina principal da globo.com, só iremos publicá-la após selecionar todos os candidatos via Internet".

 
Redação Terra

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home