Senador chileno propõe cultivo caseiro de maconha

O senador chileno Nelson Avila apresentou ontem um projeto de lei que propõe a legalização do cultivo caseiro da maconha, cujo objetivo seria acabar com as redes de tráfico da droga. "Legalizar o cultivo para o uso ou consumo pessoal permitirá aos usuários se abastecerem sem ter de depender dos narcotraficantes", defendeu Avila em uma entrevista coletiva, à qual chegou carregando um vaso com uma pequena planta de cannabis sativa.

Avila, que se afastou do social-democrata Partido Pela Democracia (PPD) e, por conseguinte, da coalizão que governa o Chile desde 1990, afirmou que o atual sistema legal não combate o tráfico e a venda de entorpercentes, mas o incentiva. O parlamentar, que lidera um novo partido chamado "Chile ve", afirmou que no país há cerca de meio milhão de consumidores de maconha, os quais poderiam cultivar a planta em suas próprias casas, mas que, devido à legislação, devem negociar com narcotraficantes, com o perigo que isso traz.

"A atual legislação outorga um mercado cativo aos traficantes", afirmou Avila, acrescentando que legalizar o cultivo da maconha permitirá aos consumidores se tornarem independentes e disporem de produtos não adulterados.

O senador explicou que a maconha que é vendida no Chile é misturada com solventes, para que os traficantes possam prensá-la e trasportá-la de maneira mais cômoda. Avila, depois de reconhecer que será difícil a iniciativa prosperar, garantiu que existem muitos políticos, parlamentares e autoridades que reconhecem que a idéia é boa, mas que não estão dispostos a sair em público para apoiá-la.

O senador do partido Renovação Nacional Alberto Espina qualificou o projeto de lei de Avila como tática de autopromoção e sem relevância, ao passo que seu colega do partido ultraconservador União Democrata Independente Jaime Orpis disse que a proposta de Avila foi a coisa mais grotesca que ouviu nos últimos tempos.
 EFE

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home