União Européia punirá spam a partir de outubro

Os países da União Européia (UE) proibirão a partir do fim de outubro o envio de e-mails comerciais não solicitados (denominado em inglês spam), em cumprimento de uma nova norma da UE, anunciou hoje o comissário europeu de Informação, Erkki Liikanen.

A medida, que proibirá as mensagens enviadas através de todas as redes públicas da UE independentemente de sua procedência, pretende colocar fim a este tipo de prática, que representa 51% do total de mensagens enviadas na Internet a cada ano no mundo, segundo explicou o comissário.

Para enfrentar o problema, a Comissão Européia iniciou uma batalha em três frentes, "a jurídica, a técnica e a da conscientização dos cidadãos", explicou hoje o comissário em entrevista coletiva . A frente jurídica, no qual se engloba a nova norma, se completará com um seminário em outubro e um comunicado que o Executivo comunitário divulgará no segundo semestre, adiantou o comissário.

Sobre as medidas de caráter técnico, disse que "o setor tem um importante papel a desempenhar e especialmente os provedores de serviços de Internet" e explicou que, graças à nova legislação, se facilitará a tarefa de filtragem das mensagens indesejadas. Liikanen disse ainda que os cidadãos "devem assumir sua responsabilidade ao utilizar a Internet" e para isso devem "conhecer as regras básicas aplicáveis às mensagens não solicitados e depois identificar e impedir o spam". Além disso, devem "saber contra quem devem apresentar uma denúncia" por este motivo", acrescentou.

O comissário explicou que uma das principais dificuldades para lutar contra o e-mail comercial não solicitado no âmbito da UE deriva do caráter global da Internet, já que "muitos spam vem de fora da UE". Por isso, a "cooperação internacional dentro da União e fora será essencial", disse.

Os Estados Unidos, país de onde procede a maioria destas mensagens, contam com "várias propostas" para regulamentar este problema e "a conscientização é cada vez maior neste país", afirmou.

Agência EFE

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home