Novo software é capaz de identificar sexo de autor

Wellington Otto Bahnemann

Pesquisadores de Bar-Ilan University, em Israel, desenvolveram um programa de computador, chamado Winnow, que é capaz de identificar se o autor de um livro é homem ou mulher, através de uma análise nas palavras e na sintaxe. O índice de acerto do método chega a 80%.

O programa funciona com técnicas avançadas de Inteligência Artificial. Com as técnicas, o computador "aprende" a distinguir o que é normal numa análise de texto. O conhecimento adquirido é aplicado em outros documentos que não fizeram parte do processo.

Para realizar a análise, foram utilizados 566 livros de diversos gêneros literários, além de textos em inglês da British National Corpus. Os elementos que são peculiares ao uso da linguagem pelos homens e pelas mulheres foram procurados. Cerca de 128 características foram encontradas, o que permitem ao programa detectar o sexo do autor.

Segundo os pesquisadores, as escritoras utilizam mais os termos "eu", "você" e "ela" e procuram estabelecer um relação com o leitor. Já os homens falam mais sobre objetos e preferem palavras que identifiquem ou determinam os substantivos, como "que" e "um", ou expressões que quantifiquem, como "mais" ou "dois".

Acredita-se que o novo programa poderá ser utilizado em laboratórios para análises de provas de crimes. Os pesquisadores afirmaram que o Winnow poderá identificar outras características, como idade e grau de escolaridade. A ferramenta serviria de auxílio para investigadores identificar o sexo do autor de um documento desconhecido.

A pesquisa, no entanto, não foi bem vista pela comunidade acadêmica. O estudo colocaria diferenças questionáveis entre homens e mulheres. Seria questionável também a eficácia do programa para todas as opções sexuais.

Magnet

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home