Voto pela Internet é testado no Canadá

Wellington Otto Bahnemann

Markham, no Canadá, poderá se tornar a primeira cidade da América do Norte a utilizar o sistema de votação eleitoral pela Internet. A região, onde se localiza o maior número de empresas de tecnologia do país, experimentará o método de 3 a 7 de novembro, para as eleições municipais. No dia 10 do mesmo mês, data oficial da eleição, só serão computados os votos de cédulas, registrados no locais de votação.

Para impedir eventuais problemas com fraudes, a prefeitura da cidade colaborou com a empresa americana Election Systems and Software para a criação de um sistema que protegesse a privacidade e verificasse a identidade dos eleitores, além de garantir que o resultado será secreto.

Para realizar o teste, alguns eleitores da cidade receberão uma senha. A partir dela, poderão votar de onde quiser, seja em casa ou em outro lugar. A prefeitura acredita que o novo método irá beneficiar aqueles, que no dia da eleição, não podem ir ao local de votação.

A prefeitura da cidade contratou a empresa de pesquisa de mercado Delvinia Interactive Inc. para comprovar a eficácia da tecnologia. Se o resultado der certo, é provável que o sistema seja adotado em futuras eleições municipais.

A iniciativa faz parte do Applied Research in Interactive Media Program (Programa de pesquisa aplicada em mídia interativa), idealizada pelo Departamento do Patrimônio Canadense, equivalente ao Ministério da Cultura aqui no Brasil, e a Canarie, que realiza projetos para o desenvolvimento da Internet no Canadá. Os custos do sistema, para Markham, serão de US$ 25 mil.

O método já é utilizado em alguns países da Europa. Na Escócia, a votação pela Internet representou 20% dos votos no total. Nos EUA, o Pentágono planeja realizar testes do sistema nas eleições de 2004 em alguns locais do país como a Flórida e Washington.

Magnet

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home