Menopausa masculina "é preguiça", diz pesquisador

A menopausa masculina é um mito e é mais provável que os sintomas sejam causados por preguiça e um estilo de vida pouco saudável, segundo pesquisadores.

Alguns homens alegam que sintomas como calorões, depressão e falta de libido --semelhantes aos que sofrem as mulheres durante a menopausa-- são devidos a mudanças hormonais.

Mas segundo pesquisados americanos, é mais provável que esses sintomas sejam causados por hábitos como fumo e álcool em excesso, e aumento de peso.

Problemas como diabetes, doenças cardíacas e depressão provavelmente têm mais impacto sobre níveis de testosterona do que o envelhecimento, dizem esses pesquisadores
Andropausa está ligada à preguiça, diz pesquisador

A andropausa, o equivalente masculino à menopausa, é um mito e é mais provável que os sintomas sejam causados por preguiça e um estilo de vida pouco saudável, segundo pesquisadores.

Alguns homens alegam que sintomas como calorões, depressão e falta de libido -semelhantes aos que sofrem as mulheres durante a menopausa - são devidos a mudanças hormonais.

Mas, segundo pesquisadores americanos, é mais provável que esses sintomas sejam causados por hábitos como fumo e álcool em excesso e aumento de peso.

Problemas como diabetes, doenças cardíacas e depressão provavelmente têm maior impacto sobre níveis de testosterona do que o envelhecimento, dizem esses pesquisadores.

'Mito'

Para o professor John McKinlay, a andropausa masculina é uma "invenção". Ele disse que as empresas farmacêuticas estão ganhando dinheiro com a crença de alguns homens de que eles precisam de reposição de hormônios.

O professor disse em uma conferência da Sociedade Britânica de Fertilidade, em Aberdeen, que tinha feito uma pesquisa que mostrava que homens não sofrem a mesma queda nos níveis de hormônio como as mulheres na meia idade.

McKinlay, do New England Research Institutes, em Watertown, Massachusetts, pesquisou dados de um estudo sobre envelhecimento masculino, que avaliou 1,5 mil homens.

Segundo o pesquisador, os níveis de hormônios masculinos caem gradualmente com o envelhecimento - cerca de 1% ao ano -, e não há evidências da existência de uma síndrome.

'Mercado lucrativo'

Cerca de 5% dos homens mostraram sinais de hipogonadismo, uma perda clínica de hormônios que não está ligada à meia-idade.

"A noção de menopausa masculina ou crise de meia-idade tem sido discutida por décadas", disse McKinlay.

"No mundo inteiro, o envelhecimento masculino está gerando interesse no púplico e também, incidentalmente, um mercado lucrativo".

"O envolvimento farmacêutico está produzindo novos tratamentos, como a reposição de testosterona, na busca de uma doença", acrescentou.

"Os acadêmicos que vêm com essas descobertas estão enganados, e realmente só vendo e falando com pacientes é que se pode descobrir o que está acontecendo depois de um tratamento de testosterona. Não olhando para um tratamento de laboratório", disse ele a um jornal local.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home