Obesidade aumenta risco de catarata, diz estudo

As pessoas que estão acima do peso têm mais um motivo para perder alguns quilos. Agora, pesquisadores afirmam que a obesidade pode aumentar o risco de catarata, principal causa de cegueira no mundo.

As cataratas ocorrem quando proteínas começam a se acumular nas lentes dos olhos, formando uma nuvem turva que escurece a visão. Todas as pessoas apresentam uma opacidade das lentes dos olhos à medida que envelhecem.

Mas de acordo com as novas descobertas, o risco cresce em conjunto com o índice de massa corporal (IMC), medida do peso dividido pela altura ao quadrado. Um IMC inferior a 25 é considerado saudável, enquanto que a obesidade se caracteriza por um IMC de pelo menos 30. Aqueles que apresentam valores intermediários são considerados como acima do peso ou sob risco de distúrbios crônicos.

Durante a pesquisa, homens e mulheres de meia-idade com IMC igual ou superior a 30 estavam 36 por cento mais propensos a desenvolver cataratas. Não houve relação entre a obesidade e as cataratas nucleares, o tipo mais comum que afeta o centro do olho.

O risco de desenvolver uma catarata subcapsular posterior, o tipo mais incapacitante visualmente que se forma no fundo das lentes, aumentou em 68 por cento entre os obesos, de acordo com a equipe.

Yahoo
 

Arquivo de Notícias>> clic 

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2002  Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home