Deficientes ganham ferramenta para facilitar uso de PC's

A MicroPower anunciou nesta terça-feira (10/12) a versão 4.0 do software Virtual Vision. O programa permite que portadores de deficiência visual utilizem computadores, sobretudo a Internet e aplicativos compatíveis com a plataforma Windows, valendo-se de recursos de síntese de voz.
A nova versão realiza a leitura em inglês e português e pode se aplicar a outros idiomas por meio do uso de sintetizadores de voz compatíveis. A MicroPower investiu mais de R$ 900 mil e 18 meses de trabalho para desenvolver o Virtual Vision 4.0.

Durante a apresentação do produto, que foi feita por deficientes visuais, o próprio programa leu um texto em Word sobre suas características. A integração com o pacote de aplicativos de escritório Office foi aprimorada.

Entre as novidades estão a facilidade de configuração de textos, a leitura de tabelas no processador de texto Word, além da possibilidade de leitura de apresentações feitas em PowerPoint.

O software foi desenvolvido para uso em empresas. O produto lê as funções de campo de preenchimento de dados, como nome, endereço e telefone, o que é especialmente interessante para empresas de telemarketing.

O Virtual Vision 4.0 é compatível com diversos software utilizados no dia-a-dia de empresas e de usuários finais, como Lotus Notes, ICQ, Visual Basic, IBM Via Voice etc.

Em todas as versões, o software possui cerca de 5 mil usuários, atualmente. A maioria – aproximadamente 4,7 mil – recebeu o programa gratuitamente do Bradesco, que oferece o produto para seus correntistas pessoas físicas portadoras de deficiência visual. “É muito pouco. Temos no Brasil 2,5 milhões de deficientes visuais. Mesmo sendo conservador, pelo menos 500 mil deveriam se beneficiar com o Virtual Vision”, afirma Francisco Soeltl, presidente da MicroPower.

Também foi anunciado o lançamento do Bradesco Internet Banking para Deficientes Virtuais 4.0, que utiliza os recursos do Virtual Vision para oferecer serviços de banco pela Web a deficientes visuais. A primeira versão de Internet banking para deficientes visuais do Bradesco foi anunciada em agosto de 1998.

IDG Now
 

Arquivo de Notícias>> clic 

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2002  Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home