Descoberta pode fazer ator voltar a andar

Cientistas descobriram novas evidências de que o ator Christopher Reeve, que ficou famoso por viver o Super-Homem no cinema, pode recuperar os movimentos.

Médicos da Faculdade de Medicina da Universidade Washington, em Saint Louis, nos Estados Unidos, descobriram que o cérebro de Reeve conservou praticamente toda a capacidade de registrar sensações e de perceber movimentos.

Há sete anos, o ator ficou tetraplégico depois de cair de um cavalo e sofrer uma lesão na medula cervical.

A descoberta sugere que talvez seja possível encontrar um tratamento para fazer Reeve – e possivelmente outros pacientes paralíticos por causa de lesões na espinha – recuperar as funções perdidas.

Os médicos temiam que, sem receber sinais de terminações nervosas, o cérebro começaria a utilizar os recursos que antes eram destinados a movimentos e sensações em outras funções.

Mas experiências mostraram que, com toques, os médicos ainda conseguem estimular áreas específicas do cérebro de Reeve.

"Apesar de este indivíduo não ter conseguido se mover por anos, o comando da atividade motora no cérebro continua relativamente normal", declarou o professor Harold Burton, chefe das pesquisas.

"É um grande incentivo, porque isso significa que essa parte do cérebro não desaparece, nem perde sua funcionalidade. Pode ser que, apesar de a lesão ter sido extremamente grave, pode ser que uma pequena parte da medula espinhal tenha ficado intacta", acrescentou Burton.

Jornal de Brasília
 

Arquivo de Notícias>> clic 

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2002  Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home