Carros nacionais podem contar com comando de voz

Alunos e professores da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e o Instituto Tecnológico Genius, da Gradiente, desenvolveram um sistema nacional baseado em reconhecimento de fala em português para automóveis. Para viabilizar a experiência, o projeto contou com o apoio da GM, que cedeu um Vectra top de linha.
Com a iniciativa, o usuário poderá, por exemplo, solicitar que a porta e os vidros do carro sejam abertos ou os faróis sejam acesos através de comandos de voz, ao invés de utilizar as chaves do automóvel. As entidades adiantam que esse tipo de solução já existia em outros lugares do mundo, porém, em outros idiomas.

Todo o desenvolvimento foi suportado pela tecnologia Flex, um componente de lógica programável da Altera, que forneceu recursos de um programa de qualificação profissional por meio do PUPI - Programa Universitário da PI Componentes, mantido na FEI em parceria com a PI, distribuidora exclusiva da fabricante no Brasil.

O projeto foi realizado em quatro meses e o carro foi modelado pelo grupo da FEI com comandos que eliminam a necessidade de "treinamento prévio" do equipamento, como ocorre com sistemas mais antigos de reconhecimento de fala. Uma frase curta, com um verbo e um predicado pré-estabelecidos, faz funcionar as travas das portas, o pisca alerta, as setas de direção, os vidros, a luz interna, as lanternas, faróis (altos e baixos), ou sistema de ventilação, entre outros.

IDG Now
 

Arquivo de Notícias>> clic 

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2002  Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home