Pimenta aumenta risco de câncer de vesícula biliar

Pobreza e alto consumo de pimenta podem aumentar o risco de desenvolver câncer de vesícula biliar, sugeriu um novo estudo chileno.

A partir da década de 70, especialistas em câncer verificaram um aumento constante nos índices de chilenos com a doença. Atualmente, o país tem a maior taxa mundial de morte em consequência desse tipo de câncer. A incidência do mal triplicou, passando de 3 casos por 100 mil pessoas para cerca de 12 por 100 mil, segundo artigo publicado no International Journal of Cancer.

A equipe do pesquisador Ivan Serra, da Universidade do Chile, em Santiago, avaliou 114 pacientes afetados pela doença. Todos responderam perguntas sobre hábitos e foram comparados a um grupo semelhante de pacientes com litíase biliar (cálculo biliar), mas não afetados pelo câncer.

"Os pacientes com câncer diferiram do grupo controle por exibir níveis socioeconômicos mais baixos, uma histórico muito mais longo de litíase biliar e um padrão alimentar caracterizado pelo alto consumo de pimenta vermelha e baixa ingestão de frutas", informaram os autores.

Yahoo
 

Arquivo de Notícias>> clic 

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2002  Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home