Elimine todas as amarguras e viva melhor

A medicina não recomenda viver amargurado, com rancor ou raiva contidos. Procurar minimizar o sofrimento – e isso vale tanto para quem toma a iniciativa de pedir perdão como para quem perdoa – é uma forma de proteger a saúde.

"Se a pessoa acumula sentimentos negativos, pode desencadear uma série de transtornos não só psicológicos, mas físicos também", diz o psiquiatra José Atílio Bombana, da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp). Por isso os médicos questionam a respeito do estado emocional do paciente – e devem fazer isso ativamente, diz José Antônio Atta, chefe do ambulatório do Hospital das Clínicas de São Paulo.

"Se a pessoa consegue se livrar de um sentimento negativo crônico, com certeza isso pode acelerar sua recuperação", diz ele.

Apesar de tantos benefícios – para o corpo, para a saúde psicológica e para as relações interpessoais –, a pessoa pode sentir uma dificuldade fora do comum para perdoar o outro ou ainda para pedir perdão a quem ela magoou.

Se para tanto ela tiver de passar por cima de princípios básicos, tiver de questionar sua própria identidade, talvez deva esquecer a idéia, pois isso também pode fazer muito mal, diz Bombana.

Jornal de Brasília
 

Arquivo de Notícias>> clic 

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2002  Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home