Celular aumenta risco de câncer em glândula

SÃO PAULO – O uso intenso de telefone celular aumenta o risco de câncer nas glândulas salivares.

Quem fala ao celular aproximando o aparelho da cabeça por muitas horas ao dia está 50% mais propenso a desenvolver tumores na glândula parótida (salivar) do que as pessoas que não usam celular, de acordo com pesquisa da Universidade de Tel Aviv, em Israel, publicada na revista científica The American Journal of Epidemiology.

O estudo comparou 500 pessoas com tumores benignos e malignos a 1.300 pessoas saudáveis. A médica Siegal Sadetzki, responsável pela pesquisa, disse que os israelenses usam muito o celular e estão mais expostos à radiofreqüência que outras pessoas.

O câncer nas glândulas salivares é raro. O relatório anual de incidência de tumores em glândulas salivares de 2006, do “Ear, Nose and Throat Journal”, registra de 1 a 3 casos em grupos de 100 mil pessoas. A maioria dos estudos sobre câncer não verificaram aumento do risco de tumores por causa do uso do telefone celular, mas os pesquisadores de Tel Aviv comentam que grande parte destes estudos são relacionados ao câncer no cérebro.

Kátia Arima, da INFO

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home