Primeira escola gay de SP quer combater exclusão

A primeira escola de samba de São Paulo integrada completamente por gays, lésbicas, transexuais e simpatizantes pretende combater o preconceito e criar um espaço no qual possam se divertir sem se sentir excluídos, segundo Eduardo Corrêa, dirigente da escola.

A Arco-Íris, que por enquanto conta com cerca de 800 membros, espera chegar a 3,2 mil componentes para o Carnaval do próximo ano, quando estreará no sambódromo paulista, que chega a receber cerca de 30 mil espectadores em cada dia de desfile.

De acordo com Corrêa, em 2009, a escola desfilará pelas ruas da cidade injetando mais "liberdade, criatividade e ousadia" ao Carnaval paulistano. Como qualquer outra, a Arco-Íris começará desfilando no Grupo de Acesso do Carnaval de São Paulo com o intuito de alcançar o Grupo Especial.

O enredo que será apresentado deve estar ligado a temas históricos e culturais. Segundo Corrêa, a escola não pretende trabalhar com temas relacionados à orientação sexual, pois não é sua intenção "tingir o Carnaval com reivindicações para o grupo".

O presidente da agremiação afirmou que, embora 80% da escola seja formada por membros da comunidade Gay, Lésbica, Bissexual e Transexual (GLBT), simpatizantes também são bem-vindos. Corrêa defendeu a pluralidade do Carnaval e afirmou que a comunidade gay sempre foi muito bem recebida em todas as escolas de samba. Segundo ele, "a Arco-Íris não fará distinção de raça, de cor ou de religião".

O dirigente diz estar preparado para receber todos os tipos de críticas. Entretanto, ele afirmou que não perderá tempo com as declarações de caráter negativo.

A escola, que se apresentou pela primeira vez no dia 25 de janeiro, na data do aniversário da cidade de São Paulo, deve começar a trabalhar em março para o próximo Carnaval. A expectativa é de que em maio ela se apresente à comunidade.

EFE

 

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home