Neve pode causar crise humanitária na China

Milhões de chineses poderão enfrentar uma crise humanitária em breve, à medida que se reduzem as reservas de gasolina e alimentos no país, e mais tempo ruim é previsto.

Mais de 160 condados e cidades na região central da China sofrem com blecautes e cortes no abastecimento de água, informou a agência de notícias Xinhua nesta sexta-feira. A cidade Chenzhou, na Província de Hunan, está sem energia e água há mais de uma semana.

"Muitas árvores desabaram e as linhas de distribuição de energia caíram. É como se tivéssemos passado por um ataque aéreo ou perdido uma batalha", contou à Reuters, por telefone, um funcionário de um hotel de Chenzhou. "É uma confusão completa. Estamos com fome e com frio."

Cerca de 250 mil soldados foram mobilizados até esta sexta-feira para ajudar no socorro e o Exército enviou um veículo blindado para limpar uma rodovia coberta de gelo, segundo a Xinhua.

Milhões de pessoas se preparam para o Ano Novo Lunar, que será celebrado na próxima semana na China.

Áreas afetadas no centro e sul do país estão sofrendo seu pior inverno em meio século, tendo pelo menos 60 pessoas morrido em acidentes relacionados ao clima.

O primeiro-ministro Wen Jiabao visitou novamente Hunan e a TV estatal mostrou imagens dele dizendo às autoridades da Província para fazer tudo o que puderem para restabelecer a energia e outros serviços.

Os mineiros estão fazendo horas extras e a rede ferroviária deu prioridade ao transporte rápido do carvão, enquanto o governo central luta contra a mais séria crise de energia do país.

A televisão estatal disse que as reservas de gasolina de Chenzhou podem durar apenas mais sete dias e seu suprimento de arroz pode alimentar os moradores por apenas cinco dias.

Óleo de cozinha e vegetais também estão em falta e os preços sobem.

(Reportagem adicional da sucursal de Pequim; Editada por Alex Richardson)

Reuters

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home