Software garante precisão na cronometragem dos desfiles

Um software vai cronometrar o tempo que as escolas de samba permanecem na avenida no Carnaval de São Paulo e do Rio de Janeiro. Segundo a empresa que desenvolveu o programa, os relógios que marcam a entrada, evolução, tempo de permanência e saída de cada escola são altamente precisos, atrasando ou adiantando apenas 0,1 segundo por ano.

Isso porque o sistema é composto por placas microprocessadoras baseadas na freqüência do quartzo. "Quando uma luz é jogada no quartzo, ele emite ondas com um intervalo de tempo idêntico. Se essa freqüência for transformada em um relógio, ele será altamente preciso", explica Rodrigo Pimenta, diretor-executivo da Madis Rodbel, empresa responsável pela cronometragem.

Segundo Pimenta, os relógios têm um sistema de backup e são interligados para a transmissão e gravação dos dados. "Nos últimos anos, as escolas vencedoras têm ganhado com diferença de décimos de ponto em relação à segunda colocada. O Carnaval está mais competitivo e o fator tempo se tornou fundamental neste contexto", assinala.

Para garantir a segurança e a precisão dos dados, técnicos da empresa encaminham os dados diretamente para os apuradores e presidentes de escolas. Há 11 anos trabalhando no Carnaval, a Madis Rodbel também está presente em Campos, Cabo Frio e São Bernardo do Campo, em São Paulo. Ao todo, a empresa terá 17 relógios funcionando no Carnaval 2008.

Redação Terra

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home