Microsoft quer comprar o Yahoo! por US$ 44 bilhões

A Microsoft fez uma oferta de compra pelo Yahoo! de 44,6 bilhões de dólares em efetivo e ações, informou a gigante da informática em um comunicado nesta sexta-feira.

A Microsoft assinalou que fez esta propotsa à junta diretora do Yahoo! para adquirir o pacote de ações comuns por 31 dólares por título, "o que representa um total de valor acionário de aproximadamente 44,6 bilhões de dólares", segundo o comunicado.

A oferta representa 62% de ágio acima do preço de fechamento das ações do Yahoo! na quinta-feira, segundo ainda a nota.

O texto indica que os acionistas do Yahoo! poderão escolher entre receber em efetivo ou um número determinado de ações da Microsoft, com o que sua oferta total consistirá em uma parte em dinheiro e outra em títulos.

"Temos um grande respeito pelo Yahoo!, e juntos podemos oferecer um crescente conjunto apaixonante de soluções para os consumidores, editores e anunciantes quando estivermos melhor posicionados para competir no mercado dos serviços on-line", afirmou o chefe executivo da Microsoft, Steve Ballmer.

"Acreditamos que nossa combinação dará um valor superior a nossos respectivos acionistas e melhores opções e inovação a nossos clientes e sócios na indústria", acrescentou o empresário.

O anúncio foi feito antes da abertura dos mercados nos Estados Unidos, um dia depois que o ex-chefe executivo do Yahoo!, Terry Semel, deixasse a junta diretora da empresa.

A partida de Semel acontece dois depois que o Yahoo! anunciou um projeto de redução de pessoal de 1.000 empregados como parte de um esforço para revitalizar a companhia.

O co-fundador do Yahoo!, Jerry Yang, substituiu Semel como diretor executivo para reforçar os lucros da firma californiana e o preço das ações.

O Yahoo! sofreu uma queda em seus lucros no quarto trimestre de 2007 e no conjunto do ano, e advertiu que 2008 seria igualmente difícil, enquanto enfernta uam reorganização para incrementar sua principal fonte de rendas, as vendas de publicidade.

A empresa registrou um lucro líquido no quarto trimestre de 205,7 milhões de dólares, uma queda de 23,5%, e para o conjunto do ano um lucro em baixa de 12,1%, a 660 milhões de dólares.

Atualmente, seu concorrente, o Google, embolsa mais de 32% de suas rendas de publicidade na internet em nível mundial, contra menos de 20% para o Yahoo, depois de há apenas dois anos os dois grupos registrarem posições muito próximas.

AFP

 

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