Programador quebra DRM do Windows Vista

SÃO PAULO - O programador Alex Ionescu diz ter conseguido enganar o controle de direitos autorais do Vista de 64 bits.

Ionescu, que mora no Canadá, diz, em seu blog , que descobriu um método para levar o Windows Vista de 64 bits a aceitar um driver de dispositivo não assinado. Isso permitiria, segundo ele, carregar um driver de vídeo alternativo para burlar o controle de direitos autorais embutido no sistema operacional.

O método de Ionescu quebraria o que vem sendo chamado de Protected Media Path (PMP), um conjunto amplo de proteções contra cópia de arquivos de mídia. O objetivo do PMP é evitar que vídeos de alta definição sejam copiados pelo usuário. Uma conseqüência nefasta do PMP é que usuários que não tiverem todo o seu hardware compatível poderão não conseguir exibir filmes protegidos no PC, ou poderão vê-los apenas com resolução reduzida.

O PMP não é uma invenção da Microsoft. Ele atende aos interesses da indústria cinematográfica e vem sendo adotado também em equipamentos de vídeo domésticos. Um dos seus principais componentes, a interface HDMI, foi criado pela Intel.

Ionescu não dá detalhes sobre o método utilizado para carregar o driver não assinado. Ele diz que teme ser processado por estimular a quebra de direitos autorais. Isso aconteceu, por exemplo, com DVD John, o programador norueguês que quebrou a proteção contra cópia do DVD em 1999.

"Eu adoraria divulgar minha ferramenta para o público. Estou estudando algumas opções, como revelar apenas o método seguido e desativar parcialmente o código binário antes de liberá-lo", diz Ionescu.

O programador é figura conhecida entre os especialistas no kernel do Windows. Ele presta consultoria a empresas que desenvolvem drivers e vem trabalhando num novo sistema operacional alternativo, o ReactOS, que deverá ser capaz de rodar aplicativos do Windows.

Sua nota no blog certamente vem chamando a atenção de outros especialistas. Há boas chances que sua descoberta, se funcionar mesmo, acabe se tornando pública com o tempo. Deve-se esperar, também, que a Microsoft tente fechar a brecha de alguma maneira, iniciando mais uma briga de gato e rato.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home