Surge primeiro vírus destruidor para celulares

A empresa finlandesa de segurança F-Secure está alertando, em seu blog, para o surgimento de um novo vírus para celular, o Cardblock.A. A praga, a primeira realmente destrutiva para o sistema operacional do celular atacado, apaga suas pastas principais e bloqueia o acesso ao cartão de memória (MMC) do celular. O vírus pode ser baixado em vários sites de download, disfarçado como uma versão pirata do InstantSis, aplicativo que recupera arquivos de um celular e transfere para outro. Segundo a F-Secure, o Cadblock.A pode fazer com que o aparelho perca todas as suas configurações.

De acordo com a empresa, alguns celulares inteligentes que usam uma versão mais antiga do sistema Symbian, como os Nokia 6670 e 6600, conseguiram sobreviver ao apagamento dos diretórios do sistema com certa facilidade - bastou um reboot e o telefone tornou-se utilizável, embora os dados do usuário e o cartão de memória tenham sido irremediavelmente perdidos. Por outro lado, modelos mais novos como o Nokia 6630 são fortemente atacados.

Depois de ser executado, o vírus solicita a inicialização do celular. Após fazer isso, o usuário percebe que todas as pastas do sistema foram apagadas e que o acesso ao cartão de memória está bloqueado por uma senha, que é criada pelo próprio vírus. Em um teste realizado pela empresa, o celular usado perdeu todas as configurações, inclusive a referência do idioma: quando foi reiniciado, apareceu uma mensagem em finlandês (veja a foto) na tela do celular, mas a linguagem padrão do telefone era o inglês.

A F-Secure espera ter uma solução para romper o bloqueio do cartão provocado pelo vírus e recomenda aos usuários que mantenham um antivírus atualizado em seus celulares e, principalmente, que evitem baixar softwares pirateados para o aparelho. O alerta original (em inglês) pode ser lido no endereço www.f-secure.com/weblog/.
 
Terra

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home