"Nariz eletrônico" detecta infecção hospitalar
 


Os testes usados normalmente para detectar a presença do MRSA (methicillin-resistant Staphylococcus aureus), um dos organismos que causam a infecção hospitalar, podem demorar até três dias para serem completados. Os baseados em DNA reduzem esse tempo para cerca de duas horas, mas agora cientistas de um hospital de Birminghan, na Inglaterra, criaram um dispositivo que literalmente "cheira" um local à procura das colônias de Staphylococcus aureus. Isso porque ele reconhece o coquetel de componentes orgânicos voláteis que só este organismo excreta.

O "nariz eletrônico" analisa as amostras de gases por meio de eletrodos feitos de diferentes polímeros condutores. Cada eletrodo reage a uma substância em particular, para ao final do teste o dispositivo combinar os sinais de todos os eletrodos e dar uma visão geral das substâncias encontradas na amostra de gases, usando um software de reconhecimento.

O Departamento de Saúde do Reino Unido disse que irá estudar o novo aparelho, mas por enquanto o foco do combate à infecção hospitalar continuará no emergente método que utiliza o DNA.

Cada "e-nariz" custa cerca de 60 mil libras, ou R$ 238 mil. A indústria de alimentos já usa um equipamento similar para eliminar ingredientes estragados.
 
Magnet

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home