Internetês é "outra língua" para quem não é de TI
 


Mais de dois terços (67%) dos trabalhadores em escritórios sentem-se "peixes fora d'água" e "inadequados" por não entenderem o jargão dos profissionais da Tecnologia da Informação. A conclusão é de uma pesquisa realizada pela companhia britânica Computer People, líder em recrutamento para a área de TI, divulgada hoje.

A empresa entrevistou mil funcionários entre várias companhias para examinar as percepções sobre a equipe de TI. O objetivo é melhorar a comunicação entre profissionais da TI e seus colegas de outras áreas. Mais da metade dos entrevistados (56%) afirmou que o pessoal de TI "fala outra língua" e 46% disse que as equipes de TI não percebem a confusão causada pelo uso do jargão.

Os pesquisadores perceberam que o uso de analogias é a maneira mais efetiva de ajudar as pessoas "de fora" a entender como a tecnologia funciona. A maioria (69%) dos funcionários concorda que explicações que comparam um problema de software ou hardware com outro são mais facilmente compreendidas.

Outros (21%) consideram que o uso de recursos visuais como diagramas ou fluxogramas é uma maneira melhor de entender os problemas de TI, enquanto 10% pensa que a equipe de TI deveria providenciar livros, dicas úteis e documentos em linguagem normal (sem usar o jargão profissional).

Entretanto, os profissionais da TI não são os únicos a "abusar" do vocabulário profissional: 85% destes mesmos entrevistados admite usar o jargão relacionado a sua profissão.

A Computer People elaborou algumas dicas para os profissionais de TI, a partir do resultado das entrevistas.

  • Não superestime o conhecimento de TI de seus colegas: sempre explique os procedimentos usando linguagem simples;

  • Sempre que possível use analogias como o funcionamento de um carro, ou use desenhos e diagramas para ilustrar seu ponto de vista;

  • Depois de conversar sobre TI com algum colega, faça algumas perguntas para ter certeza de que ele entendeu sua explicação;

  • Quando o uso do jargão for inevitável, explique o que cada um dos termos significa.


     
    Terra

  •  

     
     

    Arquivo de Notícias>> clic

    mais noticias... clic

          


    E-mail

    Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

    Home