IBM lança impressora mais rápida do mundo
 


A IBM está aumentando os esforços no mercado de editoras com o lançamento do que define como "o mais rápido sistema de impressão do segmento no mundo". A nova versão da Infoprint 4100 é capaz de imprimir Guerra e Paz, de Tolstoi, em menos de um minuto, ou imprimir documentos que formariam uma pilha da altura do Empire State Building em menos de quatro minutos, segundo a IBM. O sistema tem custo inicial de cerca de US$ 500 mil, e a versão mais sofisticada custa, de acordo com o diretor de produtos de impressão Robert Cooper, US$ 1 milhão de dólares.

Com capacidade de 330 páginas por minuto, a nova versão da IBM Infoprint 4100 é mais rápida do que qualquer outra impressora laser pesada que usa toner, disse Angele Boyd, do grupo de pesquisa de mercado IDC. Segundo ela, há impressoras a jato de tinta mais rápidas.

A impressora IBM gera documentos em rolos de papel que precisam ser cortados em formato de páginas por um segundo equipamento, disse Cooper. A máquina tem o comprimento de uma picape, e mais ou menos metade de sua largura, acrescentou.

A IBM estabeleceu sua divisão de impressoras para uso pessoal, a Lexmark International, como empresa separada em 1991, e vem produzindo impressoras para empresas já há 30 anos, disse Cooper. "A série 4100 vem sendo um produto de muito sucesso", afirmou Cooper em entrevista. Para clientes como bancos, empresas de telefonia e agências do governo, que produzem centenas de milhões de páginas de documentos por ano, a impressora "oferece mais impressão em menos tempo, e isso representa menor custo de produção para eles."

O mercado de impressoras de alta velocidade vem crescendo quatro por cento ao ano e atingiu os US$ 6,1 bilhões em 2004, disse Jim Hamilton, da empresa de pesquisa de mercado InfoTrends. Em 2009 deve movimentar US$ 7,4 bilhões, acrescentou. No ano passado, a IBM liderava o mercado com 49,6% de participação no mercado, seguida pela holandesa Oce, com 43,8%, de acordo com a InfoTrends.

Cooper disse que a IBM vê oportunidades de crescimento na impressão em larga escala, porque as empresas cada vez mais usam mala direta para atingir seus clientes. "A mala direta continua a ser um bom modo de divulgar produtos e serviços", disse ele, porque as pessoas não gostam de telemarketing e o volume de e-mail comercial, ou spam, é excessivo.
 
Reuters

 
 
 

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