USP mostra robô com visão de 360 graus

O Robô Omnidirecional, ou seja, com visão de 360 graus, é apresentado na Robótica 2005 pela Escola Politécnica da USP, por meio do seu Laboratório de Percepção Avançada. O robô utiliza sensores para detectar obstáculos, e seu sistema de visão consiste de uma câmera convencional montada sob um espelho revestido em alumínio. As imagens em 360 graus geradas pelo equipamento são então transmitidas via ondas de rádio para um link num computador, onde poderão ser analisadas.

Veja também:
A nova geração de robôs Veja fotos do Robótica 2005 Empresa investe em educação Estudantes disputam cibergincana Robôs jogam futebol em SP Robótica 2005 encanta visitantes

Segundo os idealizadores do projeto, este sistema possui diversas aplicações práticas, como por exemplo, monitoramento de ambientes e gerenciamento de sistemas autômatos. O projeto ainda engloba o desenvolvimento de um software capaz de interpretar as imagens geradas pela câmera de 360 graus, tornando o robô capaz de se movimentar por ambientes e ainda coletar imagens para reprodução de mapas detalhados.

"O sistema de visão de um robô não precisa ser semelhante ao do ser humano, com dois olhos voltados para sua frente. Ele pode ser Omnidirecional, sistema de visão com capacidade de enxergar em 360 graus o tempo todo e perceber um objeto em qualquer posição sem ter a necessidade de se voltar em sua direção", declarou Jun Okamoto Junior, professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Humanos.
 
Magnet

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home