Americano inventa mochila que transforma sacudidas em eletricidade

da Folha de S.Paulo

Como qualquer estudante ou adepto de caminhadas sabe, carregar uma mochila pesada demanda muita energia. Agora, pesquisadores desenvolveram uma mochila que transforma essa energia em eletricidade.

O acessório produz pouca energia --cerca de 7 watts--, mas isso basta para alimentar um toca-MP3, um palmtop, um aparelho de GPS ou um telefone celular GSM. A invenção poderia um dia ajudar cientistas no campo, mochileiros, exploradores e militares.

Os cientistas, da Universidade da Pensilvânia (EUA), usaram uma mochila atada por molas a uma armação. O sobe-e-desce causado pela caminhada movimenta um pequeno gerador, produzindo eletricidade, que pode ser usada diretamente ou armazenada num capacitor.

A geringonça é descrita hoje, num artigo científico de Lawrence Rome e colegas no periódico americano "Science" (www.sciencemag.org).

A armação geradora de energia pesa cerca de 4,5 quilos, afirmou Rome. O pesquisador está trabalhando para torná-la mais leve, para que a mochila inteira pese apenas um par de quilos a mais que uma mochila normal. Quanto mais pesada fica a mochila, mais eletricidade ela é capaz de gerar, afirmou.

Rome desenvolveu a mochila a pedido do Escritório de Pesquisa Naval dos EUA, que estava atrás de um jeito de reduzir o número de baterias carregadas por soldados.


 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home