China Telecom bloqueia acesso ao Skype

A China Telecom, maior operadora de telefonia fixa da China, começou a bloquear o acesso ao popular serviço de telefonia via Internet Skype, que ameaça seu faturamento com telefonemas interurbanos e internacionais. A informação foi primeiro publicada na imprensa chinesa e circulou pela Internet.

A operadora recentemente começou a bloquear o acesso ao Skype na afluente cidade de Shenzhen, no Sul do país, perto de Hong Kong, de acordo com as reportagens, entre as quais uma do jornal Shanghai Daily. As reportagens informam que a China Telecom, cujo serviço de acesso em banda larga à Internet permite acesso ao Skype, planeja no futuro bloquear esse acesso em toda a sua área nacional de cobertura.

A operadora também teria criado, de acordo com as reportagens, uma "lista negra" de pessoas que usam o serviço em Shenzhen, e ameaça multar qualquer pessoa que tente contornar os obstáculos que acaba de impor. Um porta-voz da China Telecom não quis comentar as reportagens, mas tratou do assunto em termos mais amplos. "Sob as leis e regulamentos hoje em vigor na China, os serviços de telefonia pela Internet são estritamente regulamentados, e só a China Telecom e a China Netcom (a segunda operadora de telefonia fixa chinesa) têm autorização para realizar testes, em bases muito limitadas", disse.

O Skype, que permite que pessoas façam telefonemas de computadores para telefones convencionais, possibilita a assinantes da China falar com grandes mercados ocidentais nos Estados Unidos e Europa por apenas dois centavos de euro (2,5 centavos de dólar) por minuto, ante tarifas de cerca de um dólar por minuto no caso da China Telecom.

A China rotineiramente bloqueia o acesso a sites que tratem de temas politicamente sensíveis, como o proscrito movimento espiritual Falun Gong e a repressão às manifestações de 1989 na praça Tiananmen. Mas o bloqueio de sites por motivos puramente econômicos é muito menos comum.
 
Reuters

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home