Cibercafés da França terão que armazenar dados durante um ano

da EFE, em Paris

O governo da França prepara um projeto de lei antiterrorista que obrigará os cibercafés a guardarem dados de conexão de seus clientes durante um ano, segundo informações publicadas neste sábado no jornal "Le Figaro".

A proposta busca endurecer as penas contra terroristas, e terá reforço de vigilância por meio de câmeras, além do controle das comunicações telefônicas. O texto deve ser aprovado pelo Conselho de Ministros em 5 de outubro.

Um dos artigos da proposta obriga os cibercafés a colocarem à disposição da Justiça e dos serviços de informação dados de todas as conexões efetuadas por seus clientes no período de um ano.

No âmbito das telecomunicações, os órgãos de combate ao terrorismo terão acesso, sem precisar de autorização judicial, aos dados de conexão [identificação de chamadas] e de origem geográfica das ligações telefônicas suspeitas.

O acesso livre se estenderá também aos arquivos de documentos de identidade, carteiras de habilitação e passaportes, incluindo os de estrangeiros. Todos poderão ser consultados, informa o "Le Figaro".

O texto também autoriza os serviços antiterroristas a revisarem os cartões de embarque de todas as companhias aéreas que operam na França. O objetivo é acompanhar o comportamento de jovens franceses que viajam para países considerados "de risco", como Iraque, Paquistão ou Afeganistão, entre outros.

A medida inclui o controle automático das placas de veículos e a permissão para fotografar seus ocupantes.

O controle de identidade nos trens internacionais que cruzam a França também será liberado aos órgãos de segurança.

Câmeras

Como em Londres, haverá mais câmeras de vigilância nas ruas e locais públicos.

As autoridades também poderão ordenar o congelamento dos bens de suspeitos de atos terroristas.

Impulsionado pelos atentados de Londres em julho, o texto contempla, no âmbito judicial, o aumento das penas contra autores, cúmplices e chefes de grupos terroristas que participarem ou ordenarem atentados contra a vida humana.

A pena máxima proposta pelo Ministério da Justiça passará de 10 para 20 anos de prisão para indivíduos que derem apoio logístico para o atentado e de 20 para 30 anos para chefes de grupos terroristas.

O juiz francês especializado no combate ao terrorismo, Jean-Louis Bruguière, afirmou neste sábado à emissora RTL que o risco terrorista é 'ainda real", mas se "diversificou fortemente" após os atentados de 11 de Setembro, já que o terrorismo islâmico "formou uma nebulosa rede de grupos muito diferentes".


 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home