Firma brasileira fabricará 200 mil PCs populares

Hector Lima


A Cobra Tecnologia, empresa de tecnologia da informação controlada pelo Banco do Brasil, planeja produzir e comercializar, em 2005, cerca de 200 mil computadores populares, dentro do projeto PC Conectado (que prevê a produção e venda de micros a preços populares, com subsídios do Governo Federal).

De acordo com a empresa, a demanda a ser atendida pelo projeto atinge a casa de 1,5 milhão de equipamentos, o que coloca a sua estimativa de participação em um patamar compatível com o porte e a capacidade da empresa.

Para Leandro Vergara, presidente da Cobra Tecnologia, embora ainda dependa de pequenos ajustes finais, a empresa já tem costurado o consórcio com os parceiros industriais e de logística para se habilitar à operação do projeto de inclusão digital do Governo Federal, cujo início de funcionamento está previsto para março.

"Nosso projeto de computador popular também já está praticamente concluído e em bases bastante competitivas (abaixo dos R$ 1.500,00 estipulados como patamar para o PC Conectado), mas a definição final poderá sofrer modificações depois que o Governo Federal concluir suas exigências para a concessão do subsídio", afirmou Vergara.

Conforme o executivo, além de procurar garantir um computador com o maior nível de performance possível, apesar das limitações de custo do programa, a Cobra estuda utilizar o projeto PC Conectado como forma de distribuir benefícios para pequenas empresas de informática que já têm experiência na venda e assistência técnica ao usuário. "Este modelo que estamos chamando de 'inclusão do canal' pode nos dar um nível de proximidade com o usuário doméstico ou de pequena empresa dificilmente obtidos através das grandes redes", raciocina Vergara.

À parte esta iniciativa, o modelo logístico da Cobra Tecnologia para o PC Conectado também irá abranger parcerias com os grandes varejistas nacionais e com as operadoras de telecomunicações, para garantir conexões de baixo custo à Internet. Os computadores populares da Cobra chegarão ao usuário com o software aberto Freedows - um conjunto de sistemas incluindo o sistema operacional e todas as aplicações típicas de escritório - como processador de texto, planilha, correio eletrônico, navegador para Internet, leitor de arquivos de vídeo, editor de apresentações, etc.

Desenvolvido pelo Freedows Consortium, (formado pela Cobra em parceria com a Free Software e com a Associação Brasileira das Empresas de Software Livre - Abrasol) o Freedows procura garantir ao usuário a mesma experiência de uso de computadores proporcionadas pelos produtos da família Windows. O sistema é ainda capaz de rodar as aplicações da Microsoft e, pelos planos da Cobra, dará direito a suporte técnico básico para os clientes do PC Conectado.
 
Magnet

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home