Gates promete fim de problemas de compatibilidade

A Microsoft adotou hoje um novo lema. A empresa quer trabalhar duro para fazer com que seus softwares funcionem melhor com outros programas e dispositivos. O anúncio foi feito pelo presidente do conselho da empresa, Bill Gates, em e-mail enviado aos clientes.

No passado, emails como esse indicavam o lançamento de esforços de grande porte pela maior produtora de software do mundo. A última das grandes iniciativas da Microsoft, para melhorar a segurança dos produtos da empresa, foi lançada por Gates há três anos, e a maioria das mensagens enviadas por ele desde então se concentravam nesse tema.

Porém, no longo e-mail, enviado a importantes clientes empresariais e divulgado publicamente pela Microsoft, a empresa anunciou que intensificará seus esforços para fazer com que seus produtos funcionem de forma mais suave, ou "interoperassem" com tecnologias existentes.

"Ao longo dos anos, nosso setor tentou muitas abordagens para enfrentar a heterogeneidade do software", disse Gates. "Mas a solução que se provou consistentemente efetiva -e aquela que resulta nos maiores sucessos para os criadores de software atuais- é um forte compromisso para com a interoperabilidade."

A Microsoft e outras produtoras de software no passado encorajavam os departamentos de informática de empresas a adotarem pacotes completos de tecnologia de software como maneira de reduzir seus custos e enxugar seus sistemas. Porém, Gates disse que os cortes nas verbas de tecnologia e esforços para criar padrões mais compatíveis estavam levando as empresas a descobrirem maneiras de fazer com que os sistemas existentes funcionem melhor juntos, em lugar de investirem em novos produtos de software.

A pressão dos clientes pela criação de software mais compatível ajudou a empurrar a Microsoft a um acordo de 2 bilhões de dólares para resolver uma disputa judicial com a Sun Microsystems, no ano passado. A Sun e outros grandes fornecedores de software, como a Oracle, também vêm levando adiante projetos de interoperabilidade de software, nos últimos anos.

A Microsoft está enfrentando competição do Linux e outros softwares que podem ser copiados e modificados livremente. Os simpatizantes desta tecnologia afirmam que ela é mais fácil para se projetar softwares que funcionem de maneira eficiente com outros programas.

Gates argumentou, entretanto, que o software livre encoraja a proliferação de diferentes sistemas de programas, tornando mais difícil a integração deles com outros sistemas proprietários. Para marcar o momento, a Microsoft também lançou um site para promover a interoperabilidade: http://www.microsoft.com/interop.
 
Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home