Jovem que dirige e fala no celular tem reflexo de pessoa idosa

da Folha Online

Quando motoristas com idade entre 18 e 25 anos dirigem falando no telefone celular seus reflexos são parecidos com os de um idoso --as reações demoram mais e o risco de acidentes aumenta. A informação tem como base uma pesquisa da Universidade de Utah, nos Estados Unidos.

"Se uma pessoa de 20 anos fizer essa mistura, suas reações ao volante demoram tanto quanto as de uma pessoa de 70 anos", disse David Strayer, principal autor do estudo, segundo a agência "Associated Press".

O psicólogo definiu essa mudança, na publicação "Human Factors and Ergonomics Society", como um processo de envelhecimento instantâneo.

O fato de o motorista segurar o aparelho ou usar a função viva voz não altera a velocidade das reações. Isso porque quando o motorista participa de uma conversa, suas habilidades no volante são sempre comprometidas.

O estudo realizado em 2003 também revela que a atenção dos motoristas é mais comprometida quando eles falam no telefone do que quando estão bêbados.

Os testes feitos em simuladores mostraram que, ao falar no celular, o tempo que os voluntários levaram para brecar foi 18% maior do que o normal. Eles também demoraram 17% a mais para ganhar a velocidade que perderam durante a parada.

Com agências internacionais

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home