Rede holandesa recolhe celular infantil após alerta
 

A rede varejista BCC da Holanda retirou das prateleiras um telefone celular direcionado a crianças de 4 a 8 anos. A rede de produtos eletrônicos lançou, no início de dezembro, o Foony, aparelho de cores brilhantes e poucas teclas com as quais as crianças podem chamar cinco números pré-programados.

"Nós paramos de vendê-los até que fiquem claros quais são os efeitos dos telefones celulares na saúde das crianças", disse Peter Brussel, gerente da BCC. A rede tem 37 lojas na Holanda.

A BCC detinha a exclusividade na venda do produto junto com a operadora Debitel. A empresa disse que havia vendido 500 telefones e que os clientes poderiam trazê-los de volta para que a loja lhes devolva o dinheiro. O telefone era vendido por 69,90 euros (US$ 92,53) e incluía um cartão de 32 euros que valia minutos de ligações.

A Agência Nacional de Proteções Radiológicas da Grã-Bretanha, um grupo independente, disse na terça-feira que havia relatos de efeitos adversos à saúde devido à radiação de telefones celulares. "Nós ainda recomendamos precaução, porque ainda não há evidências concretas de que a saúde do público em geral tenha sido afetada pelo uso de tecnologias de telefonia móvel", disse o presidente da agência, Sir William Stewart.

Ele recomendou que as crianças usem o celular pelo menor tempo possível. Segundo Stewart, elas deveriam enviar mensagens em vez de manter conversas, além de usar celulares com baixo Índice de Absorção Específico (SAR, na sigla em inglês). SAR é o índice de absorção de energia pelo tecido sanguíneo.

 
Reuters

 

 
 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

              Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home