Preso autor de vírus que atacou PCs do mundo todo

A Guarda Civil espanhola prendeu o programador J.A.S. por ter criado um vírus que infectou milhares de computadores em vários países. O programador conseguia entrar nas máquinas, acessar contas bancárias e até ativar e operar webcams que estivessem conectadas a algum dos PCs invadidos. Com isso, gravava tudo o que aparecia no campo de visão da câmera. As informações são da Direção Geral da Guarda Civil.

No momento em que sua casa foi revistada, J.A.S., de 37 anos, foi surpreendido espiando computadores de usuários em várias partes do mundo. O vírus, com funcionamento semelhante ao de um Cavalo de Tróia, se difundia na Internet pelas redes de troca de arquivos (P2P) oculto em fotografias ou canções, e permitia que o criminoso entrasse no computador do internauta e tivesse acesso a suas senhas bancárias.

A investigação teve origem em julho, quando um industrial residente na cidade espanhola de Alicante detectou o funcionamento anormal de seu computador e, ao suspeitar de ter sido afetado por algum tipo de vírus, entrou em contato com os especialistas da Guarda Civil.

Os investigadores conseguiram localizar e isolar o vírus, que tinha sido criado em 2003. Na residência de J.A.S. foi apreendida grande quantidade de material de informática com uma ampla coleção de documentos retirados de computadores, além de centenas de fotografias e gravações, muitas delas comprometedoras para seus donos.

EFE

 
 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

              Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home