FTC proíbe envio de anúncios pop-up via Windows Messenger

da Folha Online

A FTC (comissão federal de comércio dos Estados Unidos) chegou na segunda-feira a um acordo com uma empresa que bombardeava os internautas com anúncios não-desejados na forma de pop-ups.

A empresa em questão é a D Squared Solutions, que usava um recurso pouco conhecido do Windows --o Windows Messenger Service-- para enviar os anúncios. Ela foi proibida de enviar esse tipo de publicidade.

O recurso permite que administradores de redes se comuniquem com outras pessoas de uma rede via mensagens instantâneas e é mais usado em redes corporativas, sendo quase desnecessário para os usuários domésticos.

Ele não tem nenhuma relação com o MSN Messenger ou outros programas de mensagens instantâneas, como os produzidos pela AOL e pelo Yahoo!.

O Windows Messenger faz com que janelas "saltem" na tela do computador, mesmo que o internauta não estivesse navegando pela web. A empresa então oferecia programas para bloquear justamente os anúncios pop-ups, que também pulam no monitor sem a autorização do usuário.

O acordo não envolve multas contra a D Squared e a companhia disse que não fez nada de errado. Representantes da companhia não se pronunciaram oficialmente sobre a decisão.

Além de ser proibida de enviar as mensagens, a D Squared não pode mais vender o produto que bloqueia os pop-ups nem os aplicativos usados para enviar as mensagens.

Segundo a FTC, os anúncios apareciam a cada 10 minutos nos monitores, fazendo com que os clientes perdessem tempo, informações. As propagandas ainda travavam os computadores.

Com agências internacionais

Especial

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home