Empresário cria cartão para downloads de MP3
 


Uma solução para controlar os downloads de músicas e vídeos com retorno financeiro para o artista foi encontrado pelo jornalista e empresário musical Eduardo Sona: o MP3Card.

O cartão foi patenteado em julho de 2000 no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Ele integra um modelo de sistema de acesso baseado em cartão pré-pago, que estará à venda em vários estabelecimentos comerciais em todo o país - casas lotéricas, correios, bancas de jornal - que dão o direito do usuário de internet baixar músicas, por um custo final razoável, muito menor que o de um CD a venda em lojas, no qual o artista terá o seu ganho em valor maior do que o que recebe normalmente das gravadoras", explica ele.

A idéia de criar esse cartão com senhas personalizadas, de acordo com Sona, surgiu da necessidade de se vender música pela Internet de maneira segura e com total transparência para o artista. "Me preocupo com essa história de baixar músicas indiscriminadamente porque cada composição é a única maneira que vários artistas têm para sobreviver. E vejo que essa preocupação não é só minha, já que há vários selos e artistas que têm mostrado interesse no cartão".

Outra vantagem do MP3CARD para os artistas que se associarem ao sistema está no acesso ao controle de venda efetuada sobre o número de músicas que foi baixada. "Cada artista participante terá uma senha exclusiva e acesso ao volume de downloads realizados em suas músicas", comenta Eduardo.

O MP3Card, segundo o autor da idéia, poderá se tornar uma solução para a questão legal dos downloads de músicas. "São cerca de 5 bilhões de músicas baixadas, diariamente, em todo o mundo, e o resultado final não é positivo para ninguém, pois as músicas vêm com qualidade discutível," explica Sona.

O valor de cada cartão será definido junto com o artista que aderir a idéia, assim como a quantidade de músicas disponibilizadas para download. "O valor que o artista receberá, por música, será maior do que recebe das gravadoras, quando se compara ao que ele recebe de acordo com o número de CDs vendidos", diz ele.

O MP3CARD deverá ser lançado em meados de setembro e já conta com toda uma estrutura para quem se interessar. "A próxima fase será a de utilizarmos cartão semelhante para filmes a serem baixados pela Internet ou assinatura de sites de serviços", explicou Eduardo Sona.
 
Magnet

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home