Programa faz você tocar com uma grande orquestra
 


Já sonhou em tocar com uma orquestra? Bem, agora você pode realizar esse sonho sem sair do conforto de sua casa ou escola. A Orquestra Sinfônica de Adelaide, na Austrália, e uma produtora local de software criaram o "In The Chair", mistura de máquina de karaokê e simulador de vôo que permite que você toque sua sinfonia predileta usando um computador.

"Desde o primeiro dia, você pode sentir a emoção de ser um músico profissional em uma orquestra", disse David Evans, diretor e produtor de software da Digital Monkey. Mas "In The Chair" não é só mais um jogo de computador. A Orquestra Sinfônica de Adelaide espera que ele seja usado por orquestras que estão lutando por conquistar audiências e encontrar patrocinadores.

A orquestra considera que "In The Chair" funcionará como ferramenta para ensinar músicos jovens a apreciar mais a música orquestral, além de ajudá-la a pagar as contas. A projeção é de que o software renda US$ 345 mil ao ano para a orquestra.

"Outras grandes orquestras têm fundos para investimento. Nós encaramos o projeto de forma semelhante, uma oportunidade de negócios", disse Chris Matters, gerente comercial da Orquestra Sinfônica de Adelaide.

"In The Chair" é diferente de outros softwares interativos de música porque não depende de uma interface MIDI (Musical Instrument Data Interface), mas pode lidar com som de qualquer instrumento acústico tocado diante de um microfone conectado à placa de som do computador.

Usando inteligência artificial, o software converte o som em dados sobre afinação, volume, tempo e qualidade, e os compara com um desempenho ideal. Com isso, responde instantaneamente, alertando quando a pessoa está acima ou abaixo do tom, fora do tempo, fora de volume ou fora de sincronia com o resto do grupo.

"O programa realmente captura as coisas com exatidão. Sabe exatamente o que as pessoas estão tocando", disse Neal Holmes, professor de clarinete e membro da Orquestra Jovem de Adelaide, que demonstrou o software em um recente evento de lançamento. No site www.inthechair.com./ pode-se baixar um demo do programa (26,9 Mb).
 
Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home