Patinete brasileiro pode virar mania infantil

A batalha para transformar um patinete na próxima mania entre crianças e marmanjos uniu um engenheiro brasileiro, um marketeiro da Califórnia e um aventureiro. Inventado há alguns anos por Gildo Beleski, o patinete Trikke, de três rodas, foi revelado ao público em 2002 depois que o inventor brasileiro aliou-se a John Simpson, um ex-distribuidor dos populares patinetes Razor.

Mas, apesar de Beleski ter criado o Trikke para dar aos usuários a sensação de descer um morro num patinete, mas com controle, os fãs do brinquedo querem transformar o produto em uma mania assim como aconteceu com os bambolês e os próprios Razors.

"Quando as coisas se tornam um fenômeno, elas acontecem rapidamente. O Trikke já está no mercado há alguns anos e eu acho que fenômeno é uma palavra muito forte para ele", disse um executivo da indústria de produtos esportivos.

Simpson afirmou que o maior desafio é aumentar a divulgação do Trikke, que já teve vendas de 200 mil unidades até agora. Os preços do produto variam de US$ 99 a US$ 200. "Quando você lança uma inovação neste mercado enorme, precisa de muita explicação", disse ele.

De fato, Simpson afirmou que ficou constrangido quando viu Beleski em cima do brinquedo estranho pela primeira vez, há três anos. Porém, ele mudou de idéia quando viu como o patinete pode ser facilmente manobrável. "Comecei a correr atrás dele", lembrou Simpson.

O Trikke não precisa de pedaladas nem de empurrões. O princípio que ele usa é semelhante ao dos patins, onde o movimento lateral das pernas impulsiona o brinquedo para frente. Ele pode chegar a até 29 quilômetros por hora e tem freios no guidão.

A popularidade do patinete de três rodas começou a crescer em 2002 com a aprovação de personalidades como Jennifer Aniston, Timothy Hutton, David Spade e James Gandolfini. E agora o brinquedo foi parar nas mãos do aventureiro Jimmy Evans, que afirma ter cruzado os Estados Unidos com o Trikke de costa a costa e vai fazer uma viagem européia que acaba na Grécia, durante as Olímpiadas.

Simpson, Beleski e outros estão otimistas de que o Trikke vai conseguir uma parcela do mercado de recreação formado atualmente por bicicletas e patinetes. "Se conseguirmos 5% do setor de bicicletas, que é um objetivo viável, nós podemos seguir com nossos planos de negócio", afirmou Simpson, afirmando que 18 milhões de bicicletas são vendidas nos Estados Unidos por ano.

O vice-presidente da Associação Nacional de Produtos Esportivos dos Estados Unidos, Thomas Doyle, afirma que o Trikke pode capturar uma parcela significativa do mercado. "Eu penso nestas coisas como um meio de transporte pessoal que tem um apelo em um grande mercado formado por cerca de 45 milhões de crianças entre 7 e 17 anos", disse Doyle.

Mas ele acrescentou que o Trikke enfrenta uma dura competição de patinetes motorizados, que estão se tornando rapidamente populares nos Estados Unidos este ano. Simpson disse que a companhia está trabalhando em uma versão motorizada do Trikke.
 
Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home