Ex-Big Brother Juliana é isca de novo golpe na Web

A brasiliense Juliana, que participou da última edição do Big Brother Brasil, é a isca para um novo e-mail fraudulento que começou a aparecer hoje nas caixas postais dos internautas brasileiros.

A mensagem está circulando com o título (assunto) "Juliana BBB Playboy Maio" e traz uma imagem do ensaio fotográfico publicado no site Paparazzo, no qual a moça aparece em poses sensuais.

O e-mail sugere que o leitor clique em links para baixar as supostas fotos que sairão na revista Playboy do próximo mês. Entretanto, como é comum nesses tipos de golpes, o que há na verdade são endereços que executam arquivos maléficos.

Na coluna à direita, você pode saber mais sobre outros golpes que estão circulando por correio eletrônico.

Fraudes online

Fraudes similares já utilizaram iscas como Banco do Brasil, Banco Itaú, Editora Abril, Big Brother Brasil e Show do Milhão. A prática é sempre a mesma: uma mensagem chega oferecendo promoções e vantagens, ou solicitando algum tipo de recadastramento. Ao receber uma delas, basta ignorá-la e apagá-la. O usuário não será prejudicado se não fizer download nem executar o arquivo, ou se não preencher dados nos sites indicados por esses e-mails falsos. Para saber mais sobre os golpes em circulação na Web, basta conferir na coluna ao lado uma lista que preparamos para você.

Os golpes são elaborados, mas basta um pouco de atenção para verificar uma série de incoerências. Em geral, as mensagens são similares às originais enviadas pelas empresas, e muitas delas têm links para sites que também são cópias dos verdadeiros. Mas, nos dois casos, é possível ver imagens quebradas, textos fora de formatação e erros de português - algo difícil de acontecer com empresas que investem tanto em marketing para atrair clientes.

E o que esses fraudadores querem, afinal? Em alguns casos, o propósito é fazer o internauta preencher um formulário no site falso, enviando informações pessoais e, sobretudo, financeiras, como números de conta-corrente e cartão de crédito, e até senhas. Outras mensagens pedem apenas que o usuário baixe um arquivo - por exemplo, um suposto questionário - que, na verdade, é um programa que envia os dados pessoais e financeiros por meio da Internet.
 
Ter

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home