Estado norueguês declara fumar um direito do homem

Um estado da Noruega declarou o ato de fumar um direito básico do ser humano em uma disputa polêmica. Levanger, um vilarejo de 18 mil pessoas no centro do país, baniu o cigarro entre os funcionários municipais durante o horário de trabalho ou nas propriedades da prefeitura desde o início do ano.

A lei fez com que três membros de conselho local de um partido solicitassem ao escritório do governo estadual a declarar a ilegalidade da restrição. Em uma carta enviada à cidade ontem, o Estado declarou a proibição inválida por violar a Convenção Européia de Direitos Humanos.

O documento diz que a cidade pode proibir o cigarro em suas propriedades, mas não pode, por exemplo, proibir que um trabalhador dirija seu próprio carro uma propriedade privada. "Uma proibição total do cigarro durante as horas de trabalho é uma medida que não tem a ver com o objetivo da lei", afirma.

Birger Meinhardt and Steinar Holten, dois dos politicos que encaminharam a reclamação, celebraram a decisão em frente à prefeitura de Levanger acendendo os dois maiores cigarros que encontraram.
 AP

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home