Voz sobre IP oferece risco para telefônicas?

Com os serviços de telefonia pela Internet atraindo milhares de novos clientes todos os dias, especialistas do setor de telecomunicações começam a questionar a capacidade de defesa das operadoras de serviço local.

Por enquanto, companhias de TV a cabo e empresas como a Vonage apenas começam a petiscar o mercado de telefonia local com a oferta de voz sobre IP (Internet Protocol) para 250 mil clientes.

Mas à medida que mais domicílios aderem à banda larga e grandes empresas como a AT&T lançam serviços de voz sobre IP, executivos e analistas vêem uma ameaça maior às Baby Bells, como são chamadas as operadoras de telefonia local nos EUA. "Estamos falando de poder de escolha", afirmou o vice-presidente de Finanças da Vonage, John Rego, num encontro com investidores. "A competição agora é em torno de 187 milhões de linhas fixas controladas pelas companhias locais, e nós vamos atrás disso", disse.

Voz sobre IP é uma tecnologia que converte sinais de voz em dados e os envia pela rede mundial, parecido com um email. Porque essa tecnologia utiliza a rede pública e software ao invés de circuitos comutados, ela é mais barata que o sistema tradicional.

Embora a voz sobre IP tenha menos qualidade de som e mais ligações interrompidas ou não completadas, o mercado parece disposto a experimentar a nova tecnologia. De acordo com uma pesquisa do instituto Gallup, encomendada pelo UBS, cerca de 34% dos usuários de banda larga contratariam um serviço de voz sobre IP se levasse a economia de pelo menos 20%.


 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home